A Importância da Manutenção nos Equipamentos

A princípio, é importante deixarmos claro que a manutenção é de extrema importância para garantirmos a qualidade e segurança da operação, seja ela com guindaste, guindauto ou plataforma elevatória. Além disso, prolonga a vida útil dos equipamentos e seus componentes.

A manutenção preventiva por exemplo, deve ser um dos pilares da empresa, visto que quando bem estruturada, minimiza ao máximo possíveis quebras dos equipamentos e seus elementos. Alguns dos procedimentos básicos de uma manutenção preventiva são: a troca de óleo, seja ela do motor ou dos sistemas hidráulicos de articulação e telescopagem das lanças, a troca dos filtros, seja de ar, óleo ou combustível, e a verificação e troca de mangueiras, freios e pneus.

No entanto, em alguns casos a falha de um componente é inevitável, e é aí que entra a manutenção corretiva. Nesse cenário, é de extrema importância que a empresa esteja pronta para agir, com profissionais preparados e com estoque de peças para uma possível substituição. Na maioria das situações, é possível fazer o reparo na própria obra, agilizando o processo e liberando o equipamento para trabalhar o mais rápido possível. Por fim, além de tudo, os equipamentos devem sempre trabalhar em conformidade com suas respectivas tabelas de carga para garantirmos uma operação segura e mitigar qualquer tipo de risco.

Compartilhe

Últimas notícias

© 2023 Todos os direitos reservados.